PARQUE DOM PEDRO, SÃO PAULO.

PARQUE DOM PEDRO, SÃO PAULO.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PERIFERIA DE PARIS É BIZARRO!


Achei uma matéria publicado no Estado de São Paulo, caderno Metrópole (23/05/2010), de Lizzy Davies (The Guardian/Paris), tradução de Celso Paciornik. Falando sobre uma área residencial nobre de Paris (Parisiense) que briga na justiça contra os projetos municipais de casas populares no bairro.
Alegação?
O projeto arquitetônico das casas populares é bizarro!
Observando a foto da matéria pensei que estava vendo a antiga Casa de Detenção Carandiru, mas olhando bem vi os apartamentos da COHAB aqui de São Paulo, mas eram as casas populares da periferia de Paris mesmo.
A matéria finaliza com o relato de uma moradora dizendo;
“Não é que nós não queremos o projeto. É que esses prédios são pavorosos!”
Lendo essa matéria fiquei com mais um sonho na minha vida. Primeiro conhecer Parisiense em Paris. Segundo, perguntar para a prefeitura de Parisiense se a inspiração do projeto das casas veio do Brasil.
É lógico que o projeto arquitetônico é pavoroso. É isso que temos aqui em nosso país. Projetos de moradia que dizem ser “sociais”, de integração dos indivíduos da periferia com a cidade, que na verdade não passa de um sub-mundo, pois além da arquitetura horrível, usa mão de obra barata.
Se realmente o caos das periferias, das comunidades, das favelas fossem alvos de revolução social, teria investimento de qualidade.
Por enquanto vamos continuar com as Organizações não-governamentais e com projetos de fachadas, pois é isso que o pobre merece.
Vou aproveitar e deixar aqui uma idéia para o Arquiteto Ruy Ohtake e o Design Marcelo Rosenbaum
Olha ai mais uma área que precisa de pintura pra ficar menos feio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário