PARQUE DOM PEDRO, SÃO PAULO.

PARQUE DOM PEDRO, SÃO PAULO.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

No trabalho social nada se cria, tudo se copia!


Acordei feliz por mais uma boa ação divulgada na mídia.
O designer Marcelo Rosenbaum vai pintar as casas da comunidade Parque Santo Antônio, no bairro do Capão Redondo, zona sul de Sampa.
O projeto que tem idéia de levantar a auto-estima dos moradores e colocar playboys e patricinhas para fingir seu papel social, já ganhou parceria de uma fabricante de tintas. O trabalho prevê também a construção de uma biblioteca para os moradores. Que lindo!
Vou fazer uma comparação.
Aqui na minha área, em Heliópolis, o arquiteto Ruy Ohtake fez o mesmo.
Por convite de uma ONG, tentou deixar o local menos feio. Escolheu até cores urbanas para o projeto. Foi pintado um quarteirão da rua (menos da minha mãe) e repercutiu em toda mídia. Pena que o local continua feio!
A divergência entre Ohtake e Rosenbaum é que um é arquiteto e outro é designer. E Rosenbaum modificou a frase do Chacrinha; “No trabalho social nada se cria, tudo se copia”. O problema é que a verdadeira idéia de humanizar, modificar e socialibilizar a comunidade não aconteceu!
Pena que sou apenas um estudante de jornalismo, pois se tivesse o título dos caras, faria algo ousado.
Faria uma parceria com iniciativa privada, com o terceiro setor, com os principais empresários e mandava destruir as favelas, boom!
E no lugar faria casas luxuosas, um ambiente agradável, sociável, digno para os moradores de comunidades pobres e com isso faria meu papel social como cidadão de quebrar o câncer da sociedade, quebrar a imagem de um Brasil sem políticas públicas. Se alguém quiser uma aula é só falar comigo!
Enquanto isso vamos fazendo esses trabalhinhos de pintura, “lar doce lar” para colorir nossa consciência.

Um comentário:

  1. Marcelo,

    Amei a iniciativa do Marcelo Rosembaun, ficou lindo!
    O mundo precisa de mais gente assim.

    bj
    Ana

    ResponderExcluir